BIOBIBLIOGRAFIA



O Prof. André Ramos Tavares é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, instituição na qual foi laureado com o Prêmio Professor Antônio de Queiroz Filho, destinado ao melhor aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas, e onde obteve a titulação de Mestre e Doutor em Direito do Estado.

É Livre-Docente em Direito Constitucional pela Faculdade do Largo São Francisco, tendo atuado, ainda, como Visiting Research Scholar de reconhecidas instituições de ensino estrangeiras, como a Cardozo School of Law, Fordham University e a Universidade de Santiago de Compostela.

Atualmente, é Professor do Programa de Doutorado em Direito Público da Università di Bari, dos Programas de Doutorado e Mestrado em Direito da PUC/SP e da Pós-Gradução do Mackenzie.





Ganhador do 49º Prêmio Jabuti em 2007 na categoria Direito pela obra " COLEÇÃO PROFESSOR GILMAR MENDES - vol.1"





Ocupa, ademais, o cargo de Pró-Reitor dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, e foi Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, vinculada ao Tribunal Superior Eleitoral de 2010 a 2012. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais (2004 a 2006); Conselheiro da Federação do Comércio do Estado de São Paulo; Autor de 16 obras individuais, dentre as quais se destacam:

• Curso de Direito Constitucional, editora Saraiva, em sua
 10° edição, 2012;

• Teoria da Justiça Constitucional, editora Saraiva, 2005;

• Nova Lei da Súmula Vinculante, editora Método, na 3° edição;

• Fronteiras da Hermenêutica Constitucional, editora Método;
 (ganhadora do PRÊMIO JABUTI 2006)

• Manual do Poder Judiciário Brasileiro, 2012


Coordenador de mais de 15 obras coletivas já publicadas; Coordenador da Revista Brasileira de Estudos Constitucionais (atualmente no n° 20), ed. Fórum; Co-autor de mais de 60 obras coletivas; Autor de mais de 180 artigos publicados em mídia impressa (boletins, revistas, periódicos especializados e jornais). Atuou como examinador em mais de 200 bancas de mestrado, doutorado e livre-docência em todo o Brasil e no exterior; Proferiu mais de 200 palestras e conferências, no Brasil e no estrangeiro (África, Argentina, Espanha, EUA, Portugal, Itália, França e Polônia). Foi convidado a elaborar mais de 50 prefácios de obras jurídicas, de autores nacionais e estrangeiros.